PARÓQUIA DE SANTO EXPEDITO - ICAB

Santo Expedito


HISTÓRIA DE SANTO EXPEDITO

No final do século 3°, expedito era um militar e ocupava uma posição de destaque na XII legião Romana, localizada na cidade de Melitene, sede de uma das províncias romanas na Armênia. Sua principal função, como comandante – chefe era defender as fronteiras orientais dos bárbaros asiáticos.
Para os padrões da época, ele levava uma vida considerada devassa. Um dia, tocando pela graça divina, decidiu se converter ao cristianismo. Porem, quando estava preste a abraçar a vida cristã, viu-se diante de uma tentação. Um espírito do mal, em forma de corvo, apareceu-lhe, grasnando “Cras, Cras, Cras”, palavra latina cujo significado é “amanhã”.

A intenção do pássaro era convencer o militar a adiar suas conversões e, quem sabe, abrir Mao da decisão. Apesar de tentação, santo expedito manteve- se firme em seus propósitos. Foi alem, pisoteou e matou o corvo, gritando “Hodie”, ou seja, hoje.

Vida santa
Após a conversão, Santo Expedito destacou-se no comando da XII legião romana por suas virtudes de cristão e de chefe justo, mantenedor da ordem e da disciplina.
Cristão, como toda a sua tropa, ele despertou a ira do imperador Diocleciano. Por ocupar um cargo de chefia, o guerreiro tornou- se um alvo fácil para o ódio do imperador. Santo Expedito foi flagelado até sangrar e, depois, decapitado com uma espada. Mesmo sob tortura, não abriu Mão de sua fé e religião.
Pelo imediatismo em converter-se, Santo Expedito é considerado santo das causas urgentes, inadiáveis. De acordo com a igreja Católica, o santo é também protetor dos estudantes, jovens, militares e viajantes. É conhecido ainda como mediador em processo.

A imagem de Santo Expedito mostra o guerreiro com traje legionário, vestindo uma túnica curta. O santo tem ainda um manto jogado militarmente sobre os ombros.

Com uma das mãos, sustenta palma e, na outra, uma cruz, na qual está escrito Hodie, em referencia à confirmação de sua fé. Sob um dos pés o santo, esta um corvo, que simboliza o espírito do mal que tentou dissuadi-lo de sua conversão ao cristianismo.

Na igreja católica o dia de Santo Expedito é comemorado em 19 de abril.